Conheça todas as modalidades

 

Corrida

A Corrida é um ótimo jeito de ficarmos em forma. O efeito mais óbvio da corrida é que ela queima calorias e aumenta a taxa metabólica . Isso pode ajudar no controle do peso. Correr também tonifica os músculos, principalmente na parte inferior do corpo. Estar tonificado e em forma facilita a realização de outras atividades físicas. Mas a corrida, ou qualquer outra forma regular de exercício, também afeta outros sistemas do corpo. Pode ser praticada por todas as idades com as devidas adequações de intensidade e duração.

A corrida é uma forma de exercício aeróbico. Quando a frequência cardíaca aumenta, todo o sistema cardiovascular (coração e vasos sanguíneos) se exercita. Exercícios regulares fazem o sistema cardiovascular trabalhar de forma mais eficiente. Como o coração é um músculo, quando a frequência cardíaca aumenta durante o exercício, ele se exercita. Os exercícios regulares deixam o coração e as outras partes do sistema cardiovascular mais fortes, e as ajudam a trabalhar com mais eficiência. O coração bombeia mais sangue. O maior volume de sangue também carrega mais oxigênio dos pulmões para outras partes do corpo. Os pulmões também se exercitam, em função do aumento da frequência respiratória durante uma corrida.

O controle do peso desempenha um papel fundamental na prevenção do diabetes tipo 2. Os exercícios regulares reduzem a pressão arterial, ajudando assim a controlar a hipertensão (alta pressão arterial). Os exercícios também aumentam o bom colesterol (lipoproteínas de alta densidade, ou HDL) e reduzem o mau colesterol (lipoproteínas de baixa densidade, ou LDL), o tipo de colesterol que se acumula nas artérias. Tudo isso ajuda a prevenir ataques cardíacos e derrames, além de outras doenças cardiovasculares.

Outra vantagem da corrida é que ela é um exercício de impacto, no qual a força dos músculos sobre os ossos ajuda a aumentar a densidade óssea. Isso deixa os ossos mais fortes e mais saudáveis.

Na M² Assessoria Esportiva damos uma atenção especial para os treinamentos de corrida, pelos benefícios que ela causa e por não ser uma atividade de alto custo, basta um bom Tênis e a vontade de ter uma vida mais saudável.
Como todos os treinamentos, a corrida terá a sua individualidade, o seu treino será prescrito conforme seus limites permitirem, buscando atingir os mais diversos objetivos, que variam desde o condicionamento físico até competições de alto nível.

Ciclismo

A prática do ciclismo dá ao coração uma grande reserva de potência, e por isso é considerado o desporto mais eficaz para a prevenção de problemas cardíacos. Além desse benefício, pesquisas médicas constataram que o uso regular da bicicleta proporciona numerosas vantagens à saúde.

A bicicleta funciona com agente libertador, ampliando o universo dos que utilizam. Despendendo a mesma energia e praticamente no mesmo tempo, o ciclista pode atingir distâncias até dez vezes maiores do que se estivesse caminhando.

Como agente estimulador, o ciclismo tem demonstrado um sensível aumento na produção de hormônios, como o crescimento, imprescindível para os jovens. Andar de bicicleta estimula a “Glândula Hipófise”, localizada na base do cérebro, fazendo-a aumentar de cinco a sete vezes o volume de secreção do hormônio do crescimento em relação à outros métodos.

Muito importante também é a contribuição do ciclismo como agente preventivo. O uso diário da bicicleta é uma das armas contra a obesidade, pelo simples aumento dos gastos calóricos. Da mesma forma, previne contra os vícios de postura porque, além da ativação dos membros inferiores, fortalece a musculatura como um todo, incluindo membros superiores, tronco e pescoço.

A ação preventiva do ciclismo ajuda, ainda a evitar ou controlar doenças do tipo metabólico, como o excesso de açúcar no sangue e problemas cardíacos. Osteoporose é um processo gradativo de redução da quantidade de cálcio e fósforo do sistema ósseo, que ocorre em um apreciável número de pessoas, especialmente após os 45 anos de idade, tornando-se rarefeito e menos resistente.

Por simples prazer ou por conscientização desses benefícios que a bicicleta proporciona, é comum ver locais aprazíveis e seguros cada vez mais repletos de ciclistas, em fins de semana ou mesmo em dias úteis.

Pedalar também faz bem para a mente e podemos atingir distâncias maiores e com isso utilizar a bicicleta como meio de transporte.

Natação

De forma geral a Natação é um dos esportes mais completos que existe, trabalhando com quase toda a musculatura do corpo, e, é caracterizada como a realização de movimentos utilizando os membros superiores e inferiores, para se locomover na água.

O sucesso de qualquer programa de treinamento depende de inúmeras variáveis, que compreendem desde o aprendizado básico do gesto motor específico do esporte, melhorando a eficiência mecânica do atleta, até a capacidade do treinador em compreender os mecanismos fisiológicos básicos que envolvam e determinam a melhor performance.

A Natação, esporte no qual o meio físico é, por vários aspectos, adverso ao homem, não foge às regras básicas da metodologia científica do treinamento físico. Fatores genéticos, morfológicos, funcionais, biomecânicos, psicológicos e nutricionais influenciarão no rendimento do atleta de maneira decisiva. Nadar para lazer, competições em piscinas ou até mesmo para maratonas aquáticas são os principais motivos da busca por esta modalidade.

Triathlon

O Triathlon envolve três modalidades distintas, a Natação, o Ciclismo e a Corrida, entre as quais há duas transições; por isso cada modalidade não pode ser treinada de forma isolada. Suas características são diferentes se comparadas às competições individuais; no Triathlon, quando se começa a correr as condições fisiológicas do atleta já estarão parcialmente comprometidas por causa da natação e ciclismo, o que não ocorre com o nadador, ciclista ou corredor, além do que, uma única falha durante as transições pode comprometer todo o planejamento.

Os treinos são prescritos para provas de todas as distâncias, inclusive para o Ironman.

As metragens mais comuns são:

  • Sprint Triathlon – 750 metros de natação/ 20 km ciclismo/ 5 km corrida
  • Olímpico – 1500 metros de natação/ 40 km ciclismo/ 10 km corrida
  • Meio Ironman – 1900 metros de natação/ 90 km ciclismo/ 21 km corrida
  • Ironman – 3800 metros de natação/ 180 km ciclismo/ 42 km corrida

Para o ciclismo, além das rodovias, hoje bem cuidadas, sinalizadas e monitoradas, um dos locais preferidos para treinamento é a Estrada Velha de Santos onde temos base aos finais de semana, mas há outros locais também como a Cidade Universitária, Parque do Ibirapuera, Estrada de Romeiros, Base Aérea de Cumbica e as ciclovias existentes em São Paulo.

Em alguns destes locais também já se treina a corrida e natação, incluindo assim treinos de transição.

Existem detalhes específicos para cada modalidade, como braçadas e pernadas na natação, bike adequada a cada prova, posição do corpo sobre ela, técnicas de corrida, amplitude e freqüência das passadas, movimento de braços, utilização de vácuo em provas onde é permitido e outros.

De forma personalizada, o treinador irá transmitir todas essas orientações, verificar sua fiel observância, corrigir quando for o caso, além de promover estímulos constantes no sentido de evitar desânimo por parte do praticante.

Aquathlon ou Duathlon

O Duathlon envolve duas das três modalidades do Triathlon, mas em geral tem os formatos de Corrida + Ciclismo + Corrida e o Aquathlon Natação + Corrida + Natação. Da mesma forma que o Triathlon, também existem as transições. Estas modalidades são muito utilizadas por pessoas que tem o objetivo de chegar ao Triathlon, usado como forma de transição ou mesmo por pessoas que não tem afinidade ou interesse em pedalar, ou ainda pessoas que não sabem ou mesmo não gostam de nadar, mas mesmo com estas características não perde sua força ou encanto, tendo inclusive campeonato mundial.

Os treinos podem ser prescritos para provas de todas as distâncias, mas como variam muito é necessário definir de acordo com o interesse e assim desenvolver um trabalho mais adequado.